Esse grande avanço foi descoberto por acaso pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen em 1895(1845-1923).Ele estava trabalhando com um tubo de raios catódicos, que é um aparelho que emite elétrons acelerados e focados para uma tela fosforescente. O tubo estava envolvido por uma caixa de papelão negra, mas Roentgen percebeu que uma tela deixada em um canto de sua sala emitia luz, toda vez que o tubo funcionava. ApLogo, provou que a causa da luminescência eram raios invisíveis e misteriosos e chamou-os de “X”.

Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923)
Esse tipo de radiação é produzida sempre que os elétrons em alta velocidade atingem um objeto; parte da energia do choque produz os raios ao atingir os átomos do alvo.

Assim como a luz visível, os raios X também podem sensibilizar o filme fotográfico. Seu grau de absorção por uma substância depende da densidade e do peso atômico dela. Quanto menor o peso atômico, mais transparente é a substância aos raios X. Os ossos, por terem elementos de maior peso atômico do que os órgãos e a carne, absorvem mais a radiação e por isso deixam sombras mais escuras no filme fotográfico.

Nenhum comentário:
Postar um comentário