terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Definição de Raios X ?

É um tipo de radiação eletromagnética penetrante e invisível ao olho humano, com comprimento de onda menor que o da luz visível. Os raios X são produzidos quando se bombardeia um alvo, como um metal, com elétrons em alta velocidade. Essa capacidade de penetração permite que os raios X sejam utilizados para fazer imagens do interior do corpo humano ou de estruturas internas de objetos, seja na indústria, na Medicina ou na pesquisa científica.

Esse grande avanço foi descoberto por acaso pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen em 1895(1845-1923).Ele estava trabalhando com um tubo de raios catódicos, que é um aparelho que emite elétrons acelerados e focados para uma tela fosforescente. O tubo estava envolvido por uma caixa de papelão negra, mas Roentgen percebeu que uma tela deixada em um canto de sua sala emitia luz, toda vez que o tubo funcionava. ApLogo, provou que a causa da luminescência eram raios invisíveis e misteriosos e chamou-os de “X”.

Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923)

Esse tipo de radiação é produzida sempre que os elétrons em alta velocidade atingem um objeto; parte da energia do choque produz os raios ao atingir os átomos do alvo.



Assim como a luz visível, os raios X também podem sensibilizar o filme fotográfico. Seu grau de absorção por uma substância depende da densidade e do peso atômico dela. Quanto menor o peso atômico, mais transparente é a substância aos raios X. Os ossos, por terem elementos de maior peso atômico do que os órgãos e a carne, absorvem mais a radiação e por isso deixam sombras mais escuras no filme fotográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário